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SENAI oferece financiamento e infraestrutura a pequenas empresas que querem inovar
29 de Mar, 2016
Na busca por mentoria, eles encontraram o Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). “Não tínhamos como competir com grandes indústrias e as marcas regionais também já tinham bom posicionamento no mercado. O projeto nos ajudou a definir nossa estratégia, de investir em produtos naturais, que promovessem a qualidade de vida e a saúde dos consumidores”, conta Sofia Torquato. Assim tomou corpo a Selecto Ice.
A história de sucesso da empresa baseada em Fortaleza, que hoje emprega 52 pessoas e produz mais de 25 mil picolés por dia, é o espelho de um trabalho desenvolvido há quase duas décadas pelo Procompi, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com as federações estaduais de indústria.
O ano era 2012 e os cearenses Sofia Torquato, Miriam Pereira e Júlio César Castanheira flertavam com a ideia de abrir uma fábrica de picolés. Em um setor tão concorrido, os sócios precisavam definir como entrariam bem posicionados no mercado.
“Precisamos desenvolver e dar mais produtividade aos negócios de menor porte. Eles representam mais de 95% da indústria e são responsáveis por milhares de empregos. Quanto mais eficientes e inovadores, melhor para o país”, afirma o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.
Segundo ele, não apenas o Procompi como diversos outros serviços desenvolvidos pelo Sistema Indústria têm por meta ajudar a desenvolver pequenas e médias empresas. O apoio é necessário: segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), micro e pequenas empresas sustentam apenas 27% da produtividade de grandes empresas.
Fonte: CNI Notícias
29 de Mar, 2016
27 de Out, 2016