Café com o Presidente
ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE LONDRINA PODERÁ SER REFERÊNCIA PARA O PARANÁ
13 de Mar, 2023
Bom dia amigos do Sindimetal
Desde a metade da década de 1990, com a criação do Anel da Integração que consistia em uma malha rodoviária de 2.493 km dividida em seis lotes administrados por concessionárias de pedágio, no governo de Jaime Lerner, Londrina e o norte do Paraná foram isolados e, de certa forma muito prejudicados no seu desenvolvimento econômico.
O custo de transportar produtos para os principais mercados consumidores do Brasil, tornou-se muito mais caro devido às altas tarifas de pedágio - que sempre se mantiveram entre as mais caras do País.
Os contratos com as empresas de pedágio foram encerrados em novembro de 2021 e muitas das obras contratadas junto às concessionárias do pedágio, até hoje não saíram do papel. Entre elas as duplicações da BR 369 - entre Londrina e Ourinhos - o contorno norte de Londrina - a duplicação da BR 376 e outras mais. Todas estas pautas são acompanhadas de perto pela Comissão de Infraestrutura, da qual o Sindimetal faz parte com outras importantes entidades.
Na última sexta-feira o governador Ratinho Jr esteve em Londrina para inaugurar a nova sede regional do Samu, anunciar o início das obras do viaduto na BR 369, conhecido como viaduto da PUC e entregar casas populares.
São obras importantes, sem dúvida, mas a nossa região precisa de muito mais para voltar a ser competitiva no que se refere a atrair empresas que contribuam significativamente para o fomento e desenvolvimento da economia local.
O fato é que continuamos ilhados.
Precisamos, por exemplo, que seja duplicada a PR 445 até Assis, em São Paulo. Também é imprescindível o término da duplicação desta rodovia entre Londrina e Mauá da Serra.
Não podemos esquecer ainda o contorno norte de Londrina, que há décadas é discutido, cujo o projeto já foi modificado várias vezes, mas que precisa acontecer pois criará uma nova frente de desenvolvimento na região norte da cidade, além, como já dissemos, da conclusão da duplicação da BR 369 até Ourinhos.
Passou da hora de os governadores do Estado olharem com mais carinho para nossa região.
Somos mais de 2 milhões de habitantes.
Os números mostram que a indústria de Londrina e região tem potencial para crescer muito mais.
Em termos comparativos, o PIB da Indústria de Londrina representa apenas 18% de tudo o que é produzido na cidade. Enquanto que a média do PIB da indústria brasileira é de 23,9%. Ou seja, estamos muito abaixo da média nacional.
É importante ressaltar que temos todos os insumos necessários para impulsionar o desenvolvimento industrial. Nossa região tem inúmeras universidades e faculdades, mão de obra qualificada, clima propício, e estamos em um local muito privilegiado em relação aos principais mercados tanto do país quanto do continente.
O que está faltando é o governo do Estado realmente colocar em seu radar de atração de indústrias a nossa região. Lembrando que na última eleição, 76% dos londrinenses votaram em Ratinho Jr.
É preciso que este apoio e confiança seja em mão dupla.
Londrina e o norte do Paraná merecem mais atenção.
MARCUS VINICIUS GIMENES
Presidente do Sindimetal Norte PR
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